domingo, 22 de julho de 2012

Reeducação Postural Global



A técnica de RPG é utilizada, essencialmente, para lidar com finalidades curativas. O diagnóstico é individual e específico para cada paciente. “Tratamos a patologia de acordo com as necessidades de cada paciente, em muitos casos expõe o problema superficialmente, cabe ao profissional, descobrir a raiz do problema”.

É a partir do relato de cada paciente, que o fisioterapeuta faz uma observação do corpo, para avaliar qual o melhor tratamento, dividindo-o em algumas partes: cervical, ombros (cotovelo, punho e mão), dorsal, lombar, quadril, joelho e pés (ante-pé e retro-pé).
Para obter bons resultados no tratamento é necessário descobrir a relação que existe entre uma simples dor do ombro com o resto do grupo muscular.
Durante o tratamento a respiração é trabalhada de forma específica para cada caso, proporcionando um alongamento muscular e melhorando a funcionalidade entre a respiração e a postura. “A RPG proporciona um relaxamento respiratório, pois trabalhamos também o principal músculo responsável pela respiração (diafragma), tornando o tratamento global, ou seja, tratamos o corpo como um todo”.
Durante o atendimento visamos alongar o paciente levando a uma aumento do espaço articular, diminuindo a compressão do disco e aliviando a causa das dores.
Caso tenha se identificado com o post, ou tenha ficado com alguma dúvida entre em contato conosco.