quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Úlceras de Pressão

Um dos maiores medos do cuidador e do paciente acamado são as úlceras de pressão, também conhecidas como escaras.
Pode ocorrer em pacientes propriamente acamado, mas também com cadeirantes, ou aqueles que utilizam algum tipo de órtese durante um período prolongado. Ocorre na maioria dos casos em pacientes com a sensibilidade diminuída onde cria-se um lesão cutânea, devido a diminuição da irrigação sanguínea. Aparecem especialmente em locais de proeminências ósseas, devido ao pouco tecido subcutâneo dessas regiões do corpo. 





Tais como: região sacral, calcanhares, escápulas, cotovelos, região ocipital, processos espinhosos, maléolos, tuberosidade isquiática e região trocantérica.





Visando tanto a prevenção como a prevenção existem alguns cuidados a serem tomados: 

  • Mudança de decúbito a cada 2h;
  • Inspeção regular da pele;
  • Manter a pele higienizada e hidratada;
  • Evitar roupas com pregas ou botões;
  • Ter uma nutrição adequada;
  • Uso de travesseiros, coxins e órteses para alívio de pressão;
  • Evitar a fricção ou cisalhamento da pele e apoio total em proeminências ósseas;
  • Realizar massagem na região não afetada da pele, para aumentar a irrigação sanguínea, lembrando que quando a pele já se apresentar fina, e avermelhada, esse procedimento deve ser evitado, para não romper a mesma e abrir assim a escara;
  • De acordo com orientação médica ou de um enfermeiro especialista, aplicar óleos  placas de curativos, ou filmes transparentes para prevenir as áreas com maior risco de abrir-se uma escara (qualquer produto utilizado, deve ser indicado por um profissional capacitado).
TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO

A fisioterapia pode atuar no tratamentos de escaras através dos seguintes métodos: 
  • Laserterapia;
  • Ionoforese;
  • Mobilização no leito;
  • Orientações de posicionamento;
  • Microcorrente.



Nintendo Wii na Fisioterapia

Desde 2008, vem ocorrendo um interesse crescente e utilização cada vez maior de recursos de realidade virtual como ferramenta de habilitação e reabilitação de funções corporais de pacientes dos serviços de fisioterapia ou multiprofissionais
WII é um videogame da Nintendo quem tem sido apontado como um dos com mais funções terapêuticas. É atualmente incorporado aos recursos de reabilitação oferecidos pelos principais centros médicos de todo mundo.
O Wii exige que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Este novo sistema tem-se mostrado eficaz em diversas áreas da reabilitação apresentando progressos incontestáveis que, por meio de estímulos conseguidos pelo esforço para executar bem as ‘jogadas’, incentivam a atividade cerebral que induz adaptações positivas como: fortalecimento muscular, melhoria na capacidade de concentração, equilíbrio e coordenação motora e, conseqüentemente, uma recuperação gradativa/excelente/ótima da dinâmica de movimentos.
A wiireabilitação consiste na utilização do console da Nintendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já com o console e diversos jogos o paciente une o útil ao agradável. Os pacientes tendem a se dedicar e se esforçar, pois todos querem vencer os jogos como em qualquer esporte.

Fonte: http://www.fisiogames.com.br
http://revistavirtus.wordpress.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cuidando do Cuidador


Hoje durante uma atendimento, vendo o esforço de uma cuidadora me veio a mente um post sobre esse tema. Geralmente, filhas, mães ou esposas, são eles que acompanham o paciente em todo tratamento.

A definição de cuidador é muito discutida. É considerado cuidador o aquele responsável pelos cuidados ao paciente. Pode ser definido como o indivíduo que residia com o paciente e que atue no cuidado por mais de seis meses, ou ainda, como o principal responsável por prover ou coordenar os recursos requeridos pelo paciente.


"Cuidador pode ser ou não membro da família, que, com ou sem remuneração, cuida do paciente doente ou dependente no exercício das suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina, acompanhamento aos serviços de saúde e demais serviços requeridos no cotidiano  excluindo-se procedimentos técnicos da área de saúde.


Esses cuidadores requerem também cuidados, são eles vítimas de sobrecarga de peso e movimentos repetitivos. E se a saúde destes se encontrar debilitada, como poderão auxiliar seus pacientes. Seguem alguns alongamentos rápidos e simples, mas de grande valia, para manter o corpo pronto para atividades do dia-a-dia.



segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uso excessivo de celular pode causar lesões


A Secretária de Estado de Saúde emitiu um alerta às pessoas que utilizam os smartphones com frequência.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ortopedia de Traumatologia do HC-FMUSP, revela que cada vez mais pessoas têm acessos a estes telefones, que se parecem com computadores. “Navegar na Internet nunca esteve tão à mão. Enviar mensagens, responder e-mails ficou mais rápido e fácil. É possível se comunicar com o mundo usando apenas o polegar, que também é o responsável por segurar o aparelho”.
De acordo com o ortopedista, Mateus Saito, o dedo acaba enfrentando um ritmo maior do que o normal, o que gera lesões.
“Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama”.
Ele também afirma que a articulação da base do polegar também se inflama com o excesso de atrito do movimento circular do dedo.
E ressalta que um estudo divulgado no Canadá revela que 84% de 140 universitários apresentavam alguma dor e a mais relatada foi a do polegar.
“O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes a chance de desenvolver dor no polegar quando comparado a usuários de celular sem internet”.
A utilização de bolsa de gelo e analgésicos tende a melhorar as inflamações causadas pelo uso dos smartphones.

COMO EVITAR?
O médico conta que as pessoas devem evitar longos períodos digitando e sempre realizar alongamentos periódicos para combater as lesões. Confira as dicas abaixo:
Uso consciente dos teclados dos celulares: veja se é necessária a comunicação imediata por mensagem. O uso de teclado e computador é sempre melhor.
Evite digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular.
Ative o sistema que “adivinha”o que você vai escrever
Em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos.
FONTE: fisioterapia.com

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Afasia e Apraxias Pós AVC

Hoje durante o atendimento de uma paciente com AVC, fiquei reparando a atenção dele aos movimentos, as respostas que ele emitia com o olhar e a vontade de ajudar nos exercícios. No fim do atendimento ele se despediu com um lindo sorriso, o que me fez lembrar do dia em que o avaliei, onde a família alegou que ele não esboçava nenhum tipo de resposta aos comandos dados.
Resolvi então falar um pouco sobre afasia e apraxia como sequelas do Acidente Vascular Cerebral.

Cerca de 95% da população possui no lado esquerdo o centro da linguagem. Assim é comum que quando uma pessoa tem AVC no lado esquerdo, fique com sequelas de paralisia no lado direito associadas à afasia (déficit de linguagem). A afasia pode aparecer em três formas:

  • Expressão: o paciente possuí uma compreensão melhor do que a fala:
  • Compreensão: o paciente possui fala, porém sem coerência ou significado;
  • Mista: é o tipo mais comum, onde o paciente apresenta tanto dificuldades de compreensão como também de expressão.
Vale lembrar que os indivíduos afásicos possuem a inteligência preservada, tendem a prestar atenção no ambiente que o cerca e nas dicas não verbais á exemplo: expressões faciais, tom de voz, movimentos. De forma geral eles gostam de imitar os movimentos das pessoas que o cercam.

A afasia  geralmente vem acompanhada da apraxia, dificuldade de realizar movimentos precisos como gestos e mimicas. Os tipos mais comuns de apraxia são:
  • Construtiva: dificuldade de copiar modelos, por exemplo: montar um quebra cabeça;
  • Ideomotora: dificuldade na expressão de gestos com significados verbais como dar um Tchau;
  • Posicional/Espacial: dificuldade na localização espacial. Por exemplo: Direita-esquerda.
Existem ainda a apraxia de marcha, onde o paciente não perde o movimento, mas não consegue realizar a sequencia de movimentos e a apraxia de vestir-se onde há uma dificuldade de posicionamento e sequência para a realização da tarefa.

Fonte: http://www.einstein.br
Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado, é reconhecer nossos próprios limites.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Campanha de pediatras quer proibir o uso do andador infantil.

Como fisioterapeuta, não costumo indicar o uso de andador às crianças que atendo. Segue uma reportagem sobre uma campanha inciada pelos pediatras e com alguns alertas sob os riscos do equipamento.


A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), que congrega 16 mil profissionais de todo o país, iniciou neste mês campanha nacional para abolir os andadores de bebês. 

A entidade afirma que o equipamento é inútil para o desenvolvimento da marcha de bebês e que seu uso pode causar acidentes sérios como traumas no crânio chegando até a levar a morte. 

Os médicos dizem que o andador dá uma mobilidade inadequada para a etapa de vida dos bebês e que, com seu uso, eles podem se aproximar de fogões, piscinas e produtos tóxicos. 

O aparelho pode também deixar de estimular certos músculos, o que vai atrasar os primeiros passos, segundos os médicos. 
De acordo com o médico pediatra Danilo Blank, membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP, o andador também pode retardar a atividade muscular da criança, “que fica pendurada, sem mexer a perna ou as articulações”. “É um instrumento que não tem benefício e oferece risco grave de traumatismo. O intuito é acabar com a recomendação do uso do andador. Acabar com a fabricação, só o Canadá conseguiu. O médico é uma autoridade de saúde dentro da família e pode conscientizar sobre esse utensílio que não tem vantagem nenhuma e leva risco para dentro de casa" explica o médico.
A campanha da SBP se baseia em dados da Academia Americana de Pediatria. Os números, referentes aos Estados Unidos, indicam que a cada mil crianças com menos de um ano de idade que são vítimas de acidentes domésticos, dez atendimentos médicos foram provocados pelo uso do andador.
“Não existe dado brasileiro, mas a realidade [americana] é bem parecida com a nossa. A grande maioria desses acidentes tem relação com a queda de escada”, explica o médico.
Em grandes redes de varejo do país e em lojas de brinquedos é possível encontrar o equipamento à venda. 

A Abrapur (Associação Brasileira de Produtos Infantis) diz que tentar proibir andadores é um "retrocesso" e defende a criação de uma regulamentação para a venda. 

Nesta semana, a diretoria da SBP se reúne com o Inmetro para discutir a questão. 

"Andadores são usados na melhor das intenções em quem ainda não está com seu desenvolvimento neuropsicomotor habilitado para andar. Quando a criança estiver pronta, vai fazê-lo naturalmente", declarou Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP. 

No site www.conversandocomopediatra.com.br, da SBP, pais podem tirar suas dúvidas sobre andadores.






Estudo liga produtos de limpeza a asma em adultos


Pessoas que trabalham com produtos de limpeza têm mais risco de ter asma, segundo especialistas britânicos, que publicaram uma pesquisa sobre o tema na revista médica "Thorax".
O estudo, do qual participaram mais de 7.000 pessoas, sugere que a exposição a alvejantes e outros produtos químicos está ligada a um em cada seis casos de britânicos que desenvolveram asma depois dos 50 anos. Ele identifica 18 ocupações de alto risco - quatro das quais seriam ligadas ao setor de limpeza.
No topo da lista estão agricultores, mecânicos de aeronaves e tipógrafos, mas ela também inclui faxineiros, faxineiros de escritório, empregadas domésticas, cuidadores, cabeleireiros e funcionários de lavanderia.
Segundo especialistas, a culpa pela maior incidência de asma parece ser do ambiente de trabalho desses profissionais e não das atividades que eles desenvolvem em seu dia a dia.
Partículas inaladas
Muitos produtos têm sido associados à asma, entre eles farinha, grãos e diferentes tipos de detergente. Quando partículas muito finas de substâncias presentes nesses produtos são inaladas, acabam causando irritações.
A cientista Rebecca Ghosh, que coordenou o estudo, diz que produtos de limpeza também já estão começando a ser reconhecidos como uma potencial causa de asma. Por isso, há instruções sobre procedimentos padrões para o uso seguro desses produtos.
Gosh diz que as empresas devem controlar a exposição de seus funcionários a substâncias perigosas e relatar todos os casos de asma ocupacional. "Os empregadores, empregados e profissionais de saúde ainda têm pouca informação sobre a asma ocupacional. Conscientizar as pessoas de que essa é uma doença quase totalmente evitável seria um passo importante na redução da sua incidência", diz Ghosh.
"Aconselhamos que quem trabalha nas indústrias destacadas nesse estudo e tem sofrido problemas respiratórios discuta isso com seu médico de família", afirma Malayka Rahman, da organização britânica Asthma UK.
"E também pedimos que os profissionais de saúde se certifiquem de que estão considerando a questão ocupacional ao avaliar as possíveis causas de asma em um paciente adulto e lhes instruir sobre como tratar o problema."

Por: G1 - 22/01/2013

sábado, 19 de janeiro de 2013

Problemas Secundários ao AVC


Problemas Psicológicos

Os problemas mais comuns associados ao AVC são, a depressão, o isolamento, a irritabilidade, a impaciência e a impulsividade (Sullivan, 1993).

Contracturas e Deformidades

São resultado da perda de movimentos, espasticidade e posicionamento inadequado (Sullivan, 1993).

Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar

São complicações potenciais para todos os pacientes imobilizados e os sintomas mais comuns são, a dor, a hipersensibilidade, o edema e a descoloração da perna (Sullivan, 1993).

Dor

Este sintoma provém da perda sensorial contra – lateral da lesão. A dor é em queimadura no lado hemiplégico, sendo aumentada por estímulos ou contactos (Sullivan, 1993).

Problemas Urinários e Intestinais

A incontinência urinária pode exigir o uso de uma sonda de espera, sendo a sua remoção o mais desejável pois impede a ocorrência de infecções. Para os problemas intestinais pode ser necessário o uso de amolecedores das fezes e de dietas pobres em resíduos (Sullivan, 1993).

Disfunção Oro – facial

A disfunção da deglutição, disfagia, é uma complicação comum pós AVC. A maioria apresenta corrimento de saliva, dificuldade na ingestão de alimentos, aspiração, disartria e assimetria dos músculos da expressão facial (Sullivan, 1993).

Disfunção do Ombro

Ocorre em 70 a 80% dos indivíduos pós AVC (Sullivan, 1993).

Diminuição da Resistência / Problemas Cardíacos Adjuvantes

Pacientes que sofreram um AVC secundário a causas cardíacas podem evidenciar débito cardíaco prejudicado, descompensação cardíaca e graves desordens do ritmo, originando limitações cardíacas na tolerância ao exercício físico (Sullivan, 193). 

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fibromialgia


Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos. A fibromialgia não provoca inflamações nem deformidades físicas, mas pode estar associada a outras doenças reumatológicas o que pode confundir o diagnóstico.
Causas
A causa específica da fibromialgia é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores da doença e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Sintomas
* Dor generalizada e recidivante;
* Fadiga;
* Falta de disposição e energia;
* Alterações do sono que é pouco reparador;
* Síndrome do cólon irritável;
* Sensibilidade durante a micção;
* Cefaleia;
* Distúrbios emocionais e psicológicos.
Diagnóstico
O diagnóstico da fibromialgia baseia-se na identificação dos pontos dolorosos. Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientá-lo.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia exige cuidados multidisciplinares. No entanto, tem-se mostrado eficaz para o controle da doença:
* Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
* Atividade física regular;
* Acompanhamento psicológico e emocional;
* Massagens e acupuntura.
Recomendações
* Tome medicamentos que ajudem a combater os sintomas;
* Evite carregar pesos;
* Fuja de situações que aumentem o nível de estresse;
* Elimine tudo o que possa perturbar seu sono como luz, barulho, colchão incômodo, temperatura desagradável;
* Procure posições confortáveis quando for permanecer sentado por mito tempo;
* Mantenha um programa regular de exercícios físicos;
* Considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica.
Por: Dr. Drauzio Varella.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Cólica Menstrual e Fisioterapia

A cólica menstrual, também conhecida como dismenorréia, é um grande problema atualmente. Este distúrbio é caracterizado por dores intensas no baixo ventre, podendo até mesmo ser irradiada para a parte interna das coxas, provocada por contrações intensas do útero no dia imediatamente anterior ao início da menstruação ou nos primeiros dias do ciclo menstrual.
A dismenorréia pode ser primária ou secundária. A forma secundária é causada por miomas, DIU, endometriose, infecções e outras alterações uterinas e pélvicas. A forma primária é causada pelas contrações uterinas em si, sem associação com outras alterações que possam justificar a dor. Cerca de 52% das mulheres que sofrem de dismenorréia apresentam a forma primária, sendo que 10% delas chegam até mesmo a ficarem incapacitadas pela dor!
O tratamento geralmente é baseado em medicamentos, incluindo analgésicos, antiespasmódicos e anticoncepcionais. Infelizmente, geralmente esta forma de é cara e, muitas vezes, sem resultado ou com resultados insatisfatórios. A Fisioterapia é outra possibilidade de tratamento, ainda pouco conhecida pela maioria das pessoas, mas bastante estudada e bastante eficaz!

Uma delas é a massagem do tecido conjuntivo. Na verdade, praticamente qualquer tipo de massagem, já que o principal efeito procurado é o relaxamento corporal e diminuição da tensão psicológica, que colabora muito para amenizar dores. O tratamento com massagem do tecido conjuntivo por um período de aproximadamente três meses, com apenas duas sessões por semana, alivia o problema durante o tratamento e esse alívio ainda persiste após o término do tratamento! Simples, barato e sem contra-indicações!
Outra opção é a eletroterapia, o famoso “choquinho” da Fisioterapia e um excelente recurso no tratamento de diversos tipos de dor. A principal modalidade utilizada é o TENS, um tipo de corrente elétrica fácil de ser utilizada e com pouquíssimas contra-indicações, indolor e bastante efetiva principalmente para o controle de crises de dor.

Por fim, a cinesioterapia, ou seja, exercício! São exercícios simples, principalmente para a região pélvica, para melhorar a coordenação muscular, alongar delicadamente os músculos e promover o relaxamento destas estruturas. Além disso, o exercício promove naturalmente uma sensação de bem-estar que sempre ajuda a aliviar qualquer tipo de dor.

by: http://paulaleonny.no.comunidades.net/index.php?pagina=1597582233

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

ESCOLA ESPECIAL NÃO É O IDEAL, MAS ÀS VEZES É NECESSÁRIA

Muitas vezes a inclusão do autista no ambiente escolar é extremamente difícil. Mas essa inclusão acaba gerando um conflito muito rico.


Fernanda Raquel Santana, 19, gosta de conversar sobre videogames, bandas de rock pesado e aviação comercial.

Rafael Camargo Ferraz Oliveira, 10, também é vidrado em aviões e adora mostrar sua coleção, mas conversar sobre ela está fora de questão.

A jovem e o menino estão nos dois extremos do espectro autista. Fernanda é asperger, um tipo de autismo caracterizado pela preservação das habilidades cognitivas e maior capacidade verbal, enquanto Rafael é o chamado autista "clássico", com comprometimento mais grave.

"A maior dificuldade dele é com a linguagem", conta a mãe, a advogada Alessandra Camargo Ferraz, 42. Mas o tratamento intensivo -33 horas semanais de psicoterapia, fonoaudiólogo e aulas especiais- ajuda Rafael a se comunicar, cumprir rotinas, ir à escola (ele foi alfabetizado). E, sim, ele faz contato.

"Dizem que o autista vive num mundo à parte. Não: o problema é que ele vive no nosso mundo, mas precisa aprender como", diz a mãe. 

O aprendizado implica acesso a tratamento e escola para essas pessoas, recém-saídas de um limbo jurídico ao terem seus direitos equiparados aos de brasileiros com deficiências -antes, legalmente, autistas não eram considerados deficientes.

"A nova lei cria diretrizes para um plano nacional de proteção. Vamos ver como vai ser na prática. É preciso tirar essa população do limbo social: muitos ficam presos em casa e até as mães são excluídas socialmente, porque têm que cuidar dos filhos", diz a advogada Renata Tibyriça.

A mãe de Fernanda, Regiane Nascimento, 52, largou trabalho e faculdade para ajudar a filha, que passou por diversas escolas, apesar de não ter deficiência cognitiva.

NAMORO E BULLYING

Além da alta funcionalidade, Fernanda tem uma habilidade acima da média para o desenho. Dragões, figuras inspiradas no antigo Egito e personagens de animações são seus temas prediletos.

Ela já ilustrou um livro didático e sonha em fazer seu desenho animado. Já tem o roteiro pronto: a história, passada na cidade imaginária de Monstrópolis, fala de namoro e de bullying na escola.

Na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, onde Tibyriça trabalha, são atendidos cerca de 30 casos por mês relacionados a demandas de familiares de autistas: escola, tratamentos, transporte especial, além de denúncias de discriminação e maus-tratos em instituições. 

"A inclusão escolar não tem funcionado como deveria. Temos que abrir caminho para a qualificação dos profissionais e das instituições e entender que nem todo autista pode ser colocado em sala regular. Escola especial não é o ideal, mas é o real para alguns casos", diz Tibyriça.

Em São Paulo, uma sentença de ação civil pública obriga o Estado a ter centros especiais para autistas e, na ausência destes, custear tratamento particular.

A inclusão do autista gera um conflito muito rico, segundo a psicanalista Fernanda De Franceschi, que defendeu uma tese sobre o tema.

"Apesar de o autista quase não se expressar, sua presença denuncia o que está debaixo do tapete, porque perturba a ordem preestabelecida e mostra que a escola precisa se rever", diz Franceschi.

A lei que determina a inclusão é um ganho por forçar as escolas a se capacitarem, mas a obrigatoriedade é só para a rede pública.

"A maioria das escolas privadas nega matrícula, principalmente as mais bem avaliadas. Mas, como a escola pública está fazendo isso, a tendência é esse cenário mudar. Os pais estão se conscientizando e pega mal para uma escola 'AA' ser denunciada por negar um aluno autista", diz a psicanalista.


Fonte: fisioterapia.com em 15/01/2013

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Lombalgia - Dor lombar

    A famosa lombalgia, mais conhecida como dor na coluna, é um dos principais motivos de afastamento de emprego e de incapacidades, cerca de 15% das licenças médicas, são oriundas de lombalgias.     
    Pesquisas mostram que cerca de 70 - 85% da população mundial irá sofrer com dores lombares em alguma época da vida. Estima-se que cerca de 5% da população adulta apresente episódios de dores lombares pelo menos uma vez ao ano.
    Quando essa dor perdura por mais de seis meses é denominada dor lombar crônica. Alguns fatores se relacionam com a dor lombar entre eles: trabalho físico pesado, posições viciosas, obesidade, movimentos repetitivos, ansiedade e sedentarismo grave, como o relatado pela OMS, onde 50% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.
    Com base nesses dados, seguem algumas dicas de como cuidar de nossa coluna. 
  

 Imagens publicadas no fôlder: Saúde da Coluna, pelo Ministério da Saúde.
    


sábado, 12 de janeiro de 2013

Drenagem Linfática na Gestação

      A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita: ajuda a relaxar, alivia inchaços típicos da gravidez, reduz o acúmulo de retenção liquida, estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne e combate varizes, celulite e estrias.
      Mas todo cuidado é pouco. Para alcançar os efeitos desejados é fundamental que o procedimento seja executado somente por fisioterapeuta especializado. “Se a drenagem linfática for realizada de maneira inadequada, poderá comprometer a circulação, causar hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, microvarizes, além de piorar o fibro edema gelóide, ou seja, a celulite”.
     Na gestação, as consequências de um procedimento mal executado são ainda mais graves para a futura mamãe e o bebê: “Quando realizada por um profissional não habilitado, a drenagem linfática manual pode estimular contrações uterinas e causar a precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação”.

Quais são os benefícios da drenagem linfática para a gestante?
  • Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;
  • estimula a circulação venosa e linfática; reduz a retenção de líquido;
  • diminui os inchaços típicos da gravidez;
  • estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
  • previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;
  • Combate celulite e estrias; alivia tensões e reduz dores musculares.
É possível fazer drenagem linfática a partir de quantas semanas de gestação?
É fundamental que a gestante passe por uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento, até para que seja feita a indicação correta da drenagem linfática. As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana. Em casos de edemas exacerbados, a gestante poderá fazer até três sessões semanais, desde que tenha autorização do médico responsável.
Existe alguma contraindicação?
Grávidas com hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são aconselhadas a realizar este procedimento. 
Quanto tempo após o parto a mulher pode fazer uma sessão de drenagem linfática? Ajuda a voltar a forma?
No período pós-parto, a drenagem linfática trabalha como um auxiliar para o retorno da forma anterior, atuando na diminuição da retenção de líquidos, prevenção de celulite e na estimulação do metabolismo. É importante entender que a drenagem não deve ser utilizada como elemento único para processos de emagrecimento, sendo necessário também o acompanhamento de uma nutricionista especializada.

Por: Samanta Cordeiro em: http://guiadobebe.uol.com.br/drenagem-linfatica-na-gestacao/


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Alongamentos para Escritório

Em dias onde cada vez mais o trabalho é valorizado, 
Onde o importante ter um bom emprego,
Ganhar salários mais altos,
E ocupar os cargos mais importantes numa empresa.
Cada vez mais ocupamos longas jornadas de trabalho
e não nos preocupamos com uma postura adequada,
com materiais de trabalho bem posicionados,
somo sobre carregados de metas, preocupações 
e por consequência grandes tensões.

Esquecemos do corpo e da saúde, seguem alguns alongamentos rápidos que sem gastar muito tempo, poderão ajudar no dia a dia.

Cuidados com Fixadores Externos

Estou atendendo uma paciente com fixador externo na tíbia  Conversando com ele e conhecendo mais a fundo alguns dos incômodos da fixação, resolvi postar informações úteis a estes pacientes, segue uma publicação da Biblioteca Virtual de Saúde do Ministério da Saúde.





Introdução

Caro paciente! Você foi submetido a um procedimento cirúrgico-ortopédico no qual foi aplicado um aparelho chamado fixador externo, que é um conjunto de pinos metálicos fixados ao osso e de outros componentes localizados externamente. Para melhores resultados, alguns esclarecimentos e cuidados relativos ao uso do aparelho se fazem necessários.

Curativo

Além do curativo normal na ferida operatória, a limpeza diária da junção entre a pele e o pino é fundamental para evitar inflamação ou infecção.

Água e sabão neutro, soro fisiológico e álcool a 70º são os únicos produtos a serem usados. Depois da limpeza cuidadosa, os pinos devem ser envolvidos por gaze estéril. O fixador pode ficar aparente, portanto, não necessita ficar coberto por atadura de crepom, sendo que, somente nos primeiros dias após a cirurgia, isto é conveniente.

A crosta que se forma normalmente, deve ser removida com gaze, cotonete ou uma escova de dente macia. Em certos casos, para facilitar esta remoção pode-se usar água oxigenada leve (10 volumes).

Em alguns casos, onde existe secreção abundante, a higiene dos pinos necessita ser realizada mais de uma vez ao dia.

NÃO ESQUEÇA: LAVE BEM AS MÃOS ANTES DE FAZER O CURATIVO!

Banho

O banho de chuveiro diário ensaboando a pele ao redor dos pinos usando sabonete neutro, está autorizado, tão logo, a ferida cirúrgica principal esteja cicatrizada, lembrando que o fixador pode ser molhado com água corrente.

Mergulhos em piscina ou água do mar estão proibidos, pelos efeitos corrosivos sobre os componentes metálicos do fixador, bem como, possíveis contaminações ao nível da inserção dos pinos.
Vestuário

Use roupas leves e largas que acomodem bem o fixador. No caso da coxa, o uso do velcro em calças compridas ou bermudas com aberturas laterais é uma boa opção.

Problemas

No decorrer do tratamento, é normal o surgimento de uma secreção clara, transparente, que seca e se transforma em casca e deve ser removida, pois pode favorecer o aparecimento de secreção purulenta. Vermelhidão, inchaço, dor e aumento da temperatura local são sinais de infecção superficial e devem inicialmente ser combatidos com uma limpeza mais enérgica e freqüente. Quando se fala em limpeza enérgica, quer dizer, que devemos proceder a um massageamento da pele ao redor do pino, lavando sempre com sabonete líquido tipo Soapex, soro fisiológico e depois álcool a 70º.

Caso a infecção persista, com presença de secreção abundante, espessa e fétida, entre em contato com seu médico que provavelmente lhe recomendará o uso de antibióticos por via oral durante certo período.
Movimentação

O paciente portador de fixador externo, seja qual for o caso, não deve fazer repouso absoluto no leito, ou seja, deve andar, pisando, mesmo que levemente com o auxílio de muletas. Deve ainda, exercitar as articulações acima e abaixo ao segmento fixado. Por exemplo, se na tíbia (osso da perna) dobrar e estender o joelho e tornozelo. Se no fêmur (osso da coxa) exercitar o quadril e o joelho.

O quanto de carga corporal deve ser feito, será instruído por seu médico, no momento adequado.

LEMBRE-SE QUE O ATO DE PISAR ESTIMULA O OSSO ENCURTANDO O TEMPO DE USO DO FIXADOR!

Atuação

Pacientes submetidos a alongamentos ou transporte ósseo, devem seguir religiosamente as instruções de rodagem do aparelho. A velocidade e o ritmo ditados pelo médico são importantes para o sucesso do tratamento. Em geral, 1/4 de volta a cada 6 horas no sentido anti-horário, mas pode mudar, no decorrer do tratamento, em virtude da resposta biológica mostrada no RX. Outros tipos de ajustes serão sempre realizados pelo seu médico nas visitas periódicas ao ambulatório, daí a importância do comparecimento nas datas agendadas.

Medo

Não encare o seu fixador como um monstro agarrado ao seu corpo. Veja-o como a solução para o seu problema, como uma parte integrante e provisória do processo de tratamento e que será removido tão logo seu papel esteja cumprido. Não se abale com comentários leigos e desencorajadores. Resumindo: confie e colabore!

Dor

Em relação à dor, afirmamos: O SEU FIXADOR NÃO DOI!

Se a dor acontecer, pode tratar-se de afrouxamento do pino ou infecção de trajeto. Não se automedique, procure orientação do seu médico que certamente encontrará a solução para o problema.

Retirada

A retirada do fixador, tema polêmico e causa freqüente de ansiedade deve-se resumir com uma simples frase: Quando chegar o momento o fixador será removido. Salvo exceções, isto é feito no ambulatório e não causa dor devido à geometria cônica do pino. Repetindo: não é necessária internação hospitalar nem anestesia para este procedimento.

Recomendações

- Evite fumar, o fumo atrasa o tratamento.

- Evite antiinflamatórios, caso necessário, faça uso de analgésicos comuns ou aquele que você está acostumado.

- Não existe dieta, alimente-se normalmente.

- Se beber faça-o moderadamente.

- Dirigir não é recomendável.

- Dentro do possível, procure levar a vida que levava antes de colocar o fixador!
                        


  

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Corpo Imperfeito

Poema dedicado a todos portadores de Paralisia Cerebral.


Corpo Imperfeito

Existe um corpo imperfeito,
Por ai a circular,
E o tesouro que tem dentro,
Muita gente est
á longe de imaginar.

Se s
ó para ele olhar,
Somente matéria ver
á,
Mas se nele mergulhar,
Um grande tesouro encontrar
á.

Dentro dele um espírito art
ístico,
Resolveu-se instalar,
Fez dele sua morada,
Sem do aspecto exterior se importar.

Assim daquela voz retorcida,
Que muitos n
ão entenderão,
Mete-lhe doces palavras,
Que tocam em qualquer coraç
ão.

Com aquelas m
ão tremulas,
Que quase n
ão consegue coordenar,
Escreve e desenha,
Obras de arte de encantar.

Com aquele desengonçado corpo,
Que cai com uma corrente de ar,
Também no rio um pequeno barco,
Consegue remar

De Carla Ferreira em  
http://pedroserrano.blogs.sapo.pt/18590.html

Estimulação Precoce

      Atualmente muito se escuta sobre a estimulação precoce em crianças, mas o que é Estimulação Precoce afinal?

      Em reportagem de 05/10/09 o site fisioterapia atual define estimulação precoce como: um atendimento especializado direcionado a bebês e crianças de 0 a 5 anos com risco ou atraso no desenvolvimento global (prematuros de risco, síndromes genéticas, deficiências, paralisia cerebral e outras) e a suas famílias, atuando na prevenção de problemas do desenvolvimento global. Este atendimento é de fundamental importância, pois possibilita dar suporte ao bebê no seu processo inicial de intercâmbio com o meio, considerando os aspectos motores, cognitivos, psíquicos e sociais de seu desenvolvimento, bem como auxiliar seus pais no exercício das funções parentais, fortalecendo os vínculos familiares. 

Dúvidas ou avaliações entre em contato.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

FILME: Sempre Amigos

Segue a dica de um filme que mostra muito além da aparência, retrata valores importantes, muitas vezes esquecidos na sociedade atual. E nos faz ver que que ser especial, não que dizer ser limitado.




      "Quando o Jovem Dillon e sua mãe mudam para a casa ao lado de Maxwell Kane e seus avós, uma nova vida começa para os dois meninos.
       Max, de 13 anos, é um gigante. Devagar na escola e sem coragem, nunca teve amigos.Já Kevin, tem problemas de nascença, mas compensa as dificuldades físicas com o cérebro de gênio.
      Unidos, Kevin dá a Max suas idéias e Max dá a Kevin a habilidade de se mover rapidamente. Uma amizade fantástica que dá força e coragem para que ambos enfrentem as adversidades da infância com o poder da imaginação"



Profissão FISIOTERAPEUTA

      O Guia do Estudante em seu espaço para profissões define fisioterapia como; "É o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má-formação genética ou vício de postura. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental. Pode atuar em clubes esportivos, hospitais, centros de reabilitação e em clínicas de fisioterapia e ortopedia. Em empresas, trabalha com a prevenção de acidentes de trabalho e com a correção postural dos funcionários. Em escolas, corrige e orienta a postura de crianças, jovens e adultos."
      O profissional fisioterapeuta pode atuar nas seguintes áreas:

Atendimento domiciliar

Tratar pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que não tenham indicação para internação hospitalar.

Cardiologia e Pneumologia

cuidar de pacientes nas fases pré e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos respiratório e circulatório.

Dermatologia

Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos.

Estética

Aplicar técnicas como massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.

Fisioterapia do trabalho

Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (lEr).

Fisioterapia esportiva

Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

Grupos especiais

Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos e portadores de deficiência física.

Indústria de equipamentos

Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

Neurologia adulta

Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

Neurologia pediátrica

Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como paralisia cerebral e síndrome de down.

Ortopedia e Traumatologia

Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

Programa de saúde da Família

Prevenir e tratar doenças e reabilitar pacientes em unidades básicas de saúde e em domicílio.

Terapia intensiva

Tratar pacientes críticos internados em UTI's  aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

Fonte: Guia do estudante.
Dúvidas entre em contato: fisioterapeutas.gp@gmail.com