terça-feira, 16 de setembro de 2014

Fisioterapia e o paciente idoso

O envelhecimento traz conquistas afetivas, emocionais e materiais. Mas traz também, consequências como a perda da sensibilidade, do controle sobre os movimentos e suas aplicações em atividades diárias básicas como alimentar-se e vestir-se.
O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém na Terceira Idade tem uma importância maior, não só de tratamento, mas como de prevenção.

Um exemplo de prevenção seria evitar as posturas viciosas, que dificultam as atividades diárias do idoso, ocasionando encurtamentos musculares e dores; neste caso, a aplicação do tratamento fisioterapêutico através de alongamentos globais, fortalecimento da musculatura enfraquecida e com trabalho de marcha, melhoraria a postura e preservaria as articulações.
 

 Há também, algumas patologias comuns em idosos, como a cervicalgia (dor na região cervical) e a lombalgia (dor na região lombar) que afeta 45% dos pacientes acima de 65 anos. Para esses pacientes, a fisioterapia tem importante papel no tratamento analgésico e anti-inflamatório, favorecendo assim, o menor uso de medicamentos e diminuindo as crises agudas dessas patologias.
 

Portanto, podemos afirmar que, a Fisioterapia na Terceira Idade apresenta diversos benefícios, dentre eles, podemos destacar: o envelhecimento com qualidade de vida, o aumento da força muscular, a melhora notável em sua capacidade de locomoção e equilíbrio, bem como a coordenação dessas funções. Também garante, para os idosos, a independência e o conforto na realização das suas AVD’s (atividades diárias).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Setembro Vermelho

Setembro, mês em que se comemora o Dia Mundial do Coração, foi escolhido como mês de prevenção e orientação sobre as doenças cardiovasculares. A campanha “Setembro Vermelho”, do Instituto Lado a Lado Pela Vida, promove ações ao longo do mês para conscientizar os cidadãos para os riscos à saúde do coração.
As ações, como distribuição de panfletos e medição da pressão arterial, vão acontecer em empresas e em locais de grande circulação na cidade. Nesta segunda-feira (1º) as atividades acontecem no Hospital Beneficência Portuguesa.
O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre como evitar as doenças cardíacas e chamar a atenção para fatores de risco, como a obesidade, o tabagismo e o consumo excessivo de sal e sódio.
O site www.sigaseucoracao.com.br traz orientações sobre as doenças cardiovasculares.

FONTE: G1