Hoje o mito de que a gestante não pode realizar exercícios está comprovadamente desfeito. É fato que o primeiro trimestre da gestação requer um cuidado todo especial quanto ao tipo de exercício e intensidade dos mesmos. Porém hoje estudo comprovam todos os benefícios da fisioterapia durante a gestação.
Surge a pergunta: qual a função da fisioterapia na vidas das futuras mamães?
O trabalho da fisioterapia será preparar essas mulheres para o parto, aliviar os incomodos oriundos das mudanças gestacionais e fazer com que esse período seja o mais confortável possível.
A mudança de peso, alteração do ponto de equilíbrio da mulher fazem com que ela sintam fortes dores nas costas, cabe ao fisioterapeuta autar para aliviar essas dores e orientar quanto as posturas mais adequadas.
Durante a gestação ocorrem mudanças físicas e hormonais, onde se aumenta a quantidade de relaxina tornando essas mulheres mais flexíveis, para que os ligamentos e artivulações comecem a se preparar para o trabalho de parto. Eis então um período interessante para se trabalhar o alongamento delas a fim de manter essa condição física, porém vale salientar que da mesma forma que a condição favorece a prática de exercícios podem estes também se não realizados com o devidos cuidados favorecer lesãos na paciente. Por isso todo cuidado no que será solicitado a futura mamãe.
A musculatura do assoalho pélvico é composto por 13 músculos e é conhecido por MAP. O MAP responsável pela sustentação dos orgãos pélvicos e durante a gestação também pela sustentação do bebê. Por isso é de extrema importância que essa musculatura esteja fortalecida e preparada para o parto. Isso trará a gestante benefícios antes, durante e após o parto. Durante a gravidez ele dará um suporte melhor ao feto, no parto exigirá menos esforço da mãe durante a passagem da criança e após o parto a mãe terá um recuperação mais rápida.
A fisioterapia também pode atuar nesse período, realizando massagem relaxantes, para aliviar as tensões e medos da gestante e outra técinica muito utilizada e de muito valor, tanto na gestação como no pós parto e a drenagem linfática manual. Durante o período gestacional o corpo tende a reabsorver o sódio, gerando assim uma retenção hidríca. Causando o famos "inchaço" das gestantes. A drenagem além de relaxar irá fazer com que esse acúmulo de líquido seja drenado para os gânglios linfáticos a fim de serem eliminados na urina. Entretanto é importante sabientar que se mal executada a drenagem pode estímular o trabalho de parto. Pos isso vale sempre recorrer a um profissional qualificado para esse atendimento.
A atividade fisíca de uma forma geral causa sensação de bem estar devido a liberação de endorfinas, e com as gestantes não é diferente, portanto depois de uma sessão de fisioterapia bem elaborada essa futura mamãe tende a estar mais relaxada e preparada para receber o futuro bebê.
Podemos ver que a fisioterapia tem um grande leque no atendimento as gestantes, para maiores informaçoes e esclarecimentos entre em contato pelo e mail: fisioterapeutas.gp@gmail.com
Por: Ft. Elis Pinheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário