Fisioterapeuta formada pela Universidade de Santo Amaro e pós graduada pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizo atendimento domiciliar nas diversas áreas de fisioterapia,atendimento á adultos, crianças e idosos. Especializada em RPG, Pilates e Pediatria. Este blog tem como objetivo mostrar um pouco do nosso trabalho e servir como meio de comunicação com os interessados pelos temas postados. Dra. Elis Pinheiro (9712-22106/9643-61549)
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Cuidando do Cuidador
Hoje durante uma atendimento, vendo o esforço de uma cuidadora me veio a mente um post sobre esse tema. Geralmente, filhas, mães ou esposas, são eles que acompanham o paciente em todo tratamento.
A definição de cuidador é muito discutida. É considerado cuidador o aquele responsável pelos cuidados ao paciente. Pode ser definido como o indivíduo que residia com o paciente e que atue no cuidado por mais de seis meses, ou ainda, como o principal responsável por prover ou coordenar os recursos requeridos pelo paciente.
"Cuidador pode ser ou não membro da família, que, com ou sem remuneração, cuida do paciente doente ou dependente no exercício das suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina, acompanhamento aos serviços de saúde e demais serviços requeridos no cotidiano excluindo-se procedimentos técnicos da área de saúde.
Esses cuidadores requerem também cuidados, são eles vítimas de sobrecarga de peso e movimentos repetitivos. E se a saúde destes se encontrar debilitada, como poderão auxiliar seus pacientes. Seguem alguns alongamentos rápidos e simples, mas de grande valia, para manter o corpo pronto para atividades do dia-a-dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário