Hoje resolvi falar de um tema de estranha importância. Estava discutindo com um colega sobre a colaboração do paciente com o tratamento proposto.
É verdade que a fisioterapia possui resultados excelentes e auxilia na recuperação de muitos casos. Entretanto algo que precisa ficar claro é a importância do paciente no tratamento.
Não digo do paciente acamado, ou aquele que perdeu os movimentos. Digo do paciente não colaborativo, do que se recusa a realizar as atividades propostas e não segue as orientações.
Fisioterapia é equilíbrio, paciente e fisioterapeuta precisam estar em equilíbrio. Costumo falar para meus pacientes que não adianta eu fazer 1h de fisio e ele passar as outras 23h do dia em postura inadequada, ou fazer fisio 3x na semana e passar os outros 4 dias parado.
A falta de cooperação atrapalha nos resultados do paciente, frusta o fisioterapeuta e a família. Por isso o paciente deve ser orientado sobre a importância de confiar no profissional e colaborar com o tratamento. Cabe também ao profissional dar segurança ao paciente, esclarecer todas as dúvidas e buscar uma constante atualização para aperfeiçoar seu atendimento.
Fisioterapeuta formada pela Universidade de Santo Amaro e pós graduada pela Universidade Cidade de São Paulo. Realizo atendimento domiciliar nas diversas áreas de fisioterapia,atendimento á adultos, crianças e idosos. Especializada em RPG, Pilates e Pediatria. Este blog tem como objetivo mostrar um pouco do nosso trabalho e servir como meio de comunicação com os interessados pelos temas postados. Dra. Elis Pinheiro (9712-22106/9643-61549)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário