segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Labirintite


Náuseas, zumbidos e tontura. Esses sintomas podem ser associados a muitas doenças, mas em especial podem ser um sinal de alerta. Um transtorno do equilíbrio, a labirintite é um sinal de que alguma coisa no organismo não está bem.
"Problemas cardíacos, diabetes, tireóide e outras alterações podem afetar o funcionamento do labirinto. Ele emite esse alerta e pode ser importante para descobrir outras doenças que a pessoa ainda não está ciente", explica o otorrinolaringologista Bruno Beltrão.
Além das náuseas, na labirintite a tontura geralmente está ligado a movimentos rotatórios, como virar a cabeça rapidamente e o zumbido constante nos ouvidos sem que haja ruído externo são sintomas que se deve prestar atenção.
O tratamento, na maioria das vezes, é realizado com remédios orais. "Primeiro vamos identificar qual é a causa da labirintite e encaminhar para o médico especialista na área. Em alguns casos não é possível descobrir a causa e o próprio otorrino trata com medicação e, por vezes, com fisioterapia", afirma Beltrão.
Nos últimos 15 anos, a fisioterapia tem sido usada para tratar a labirintite. São exercícios específicos, orientados por um médico e personalizados para cada paciente. Eles podem ser feitos no consultório e até em casa, desde que haja disciplina. No método, não há efeitos colaterais e não traz danos, mesmo para pacientes que tenham outras doenças.
Entre os fatores que podem desencadear as crises está a alimentação. "O abuso de cafeína, em produtos como café, chá mate e chocolate, deve ser evitado", explica Beltrão. Estresse também contribui para as crises, que podem ser rápidas e deixar a pessoa incapaz de permanecer em pé ou começar devagar e ir piorando aos poucos.
"No caso de uma crise aguda é importante pedir ajuda. Há pessoas que chegam na clínica carregadas, pois não conseguem nem se manter em pé. Quem tem labirintite deve estar atento aos sinais da crise e, se possível, como no caso da alimentação, evitá-las", aconselha o médico.

Reportagem de 2011 - Gazeta Digital

Um comentário:

  1. gostaria do telefone desta fisioterapeuta é possível me informar . oxigenseguros@gmail.com

    ResponderExcluir