quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Afasia e Apraxias Pós AVC

Hoje durante o atendimento de uma paciente com AVC, fiquei reparando a atenção dele aos movimentos, as respostas que ele emitia com o olhar e a vontade de ajudar nos exercícios. No fim do atendimento ele se despediu com um lindo sorriso, o que me fez lembrar do dia em que o avaliei, onde a família alegou que ele não esboçava nenhum tipo de resposta aos comandos dados.
Resolvi então falar um pouco sobre afasia e apraxia como sequelas do Acidente Vascular Cerebral.

Cerca de 95% da população possui no lado esquerdo o centro da linguagem. Assim é comum que quando uma pessoa tem AVC no lado esquerdo, fique com sequelas de paralisia no lado direito associadas à afasia (déficit de linguagem). A afasia pode aparecer em três formas:

  • Expressão: o paciente possuí uma compreensão melhor do que a fala:
  • Compreensão: o paciente possui fala, porém sem coerência ou significado;
  • Mista: é o tipo mais comum, onde o paciente apresenta tanto dificuldades de compreensão como também de expressão.
Vale lembrar que os indivíduos afásicos possuem a inteligência preservada, tendem a prestar atenção no ambiente que o cerca e nas dicas não verbais á exemplo: expressões faciais, tom de voz, movimentos. De forma geral eles gostam de imitar os movimentos das pessoas que o cercam.

A afasia  geralmente vem acompanhada da apraxia, dificuldade de realizar movimentos precisos como gestos e mimicas. Os tipos mais comuns de apraxia são:
  • Construtiva: dificuldade de copiar modelos, por exemplo: montar um quebra cabeça;
  • Ideomotora: dificuldade na expressão de gestos com significados verbais como dar um Tchau;
  • Posicional/Espacial: dificuldade na localização espacial. Por exemplo: Direita-esquerda.
Existem ainda a apraxia de marcha, onde o paciente não perde o movimento, mas não consegue realizar a sequencia de movimentos e a apraxia de vestir-se onde há uma dificuldade de posicionamento e sequência para a realização da tarefa.

Fonte: http://www.einstein.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário