terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Campanha de pediatras quer proibir o uso do andador infantil.

Como fisioterapeuta, não costumo indicar o uso de andador às crianças que atendo. Segue uma reportagem sobre uma campanha inciada pelos pediatras e com alguns alertas sob os riscos do equipamento.


A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), que congrega 16 mil profissionais de todo o país, iniciou neste mês campanha nacional para abolir os andadores de bebês. 

A entidade afirma que o equipamento é inútil para o desenvolvimento da marcha de bebês e que seu uso pode causar acidentes sérios como traumas no crânio chegando até a levar a morte. 

Os médicos dizem que o andador dá uma mobilidade inadequada para a etapa de vida dos bebês e que, com seu uso, eles podem se aproximar de fogões, piscinas e produtos tóxicos. 

O aparelho pode também deixar de estimular certos músculos, o que vai atrasar os primeiros passos, segundos os médicos. 
De acordo com o médico pediatra Danilo Blank, membro do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP, o andador também pode retardar a atividade muscular da criança, “que fica pendurada, sem mexer a perna ou as articulações”. “É um instrumento que não tem benefício e oferece risco grave de traumatismo. O intuito é acabar com a recomendação do uso do andador. Acabar com a fabricação, só o Canadá conseguiu. O médico é uma autoridade de saúde dentro da família e pode conscientizar sobre esse utensílio que não tem vantagem nenhuma e leva risco para dentro de casa" explica o médico.
A campanha da SBP se baseia em dados da Academia Americana de Pediatria. Os números, referentes aos Estados Unidos, indicam que a cada mil crianças com menos de um ano de idade que são vítimas de acidentes domésticos, dez atendimentos médicos foram provocados pelo uso do andador.
“Não existe dado brasileiro, mas a realidade [americana] é bem parecida com a nossa. A grande maioria desses acidentes tem relação com a queda de escada”, explica o médico.
Em grandes redes de varejo do país e em lojas de brinquedos é possível encontrar o equipamento à venda. 

A Abrapur (Associação Brasileira de Produtos Infantis) diz que tentar proibir andadores é um "retrocesso" e defende a criação de uma regulamentação para a venda. 

Nesta semana, a diretoria da SBP se reúne com o Inmetro para discutir a questão. 

"Andadores são usados na melhor das intenções em quem ainda não está com seu desenvolvimento neuropsicomotor habilitado para andar. Quando a criança estiver pronta, vai fazê-lo naturalmente", declarou Eduardo da Silva Vaz, presidente da SBP. 

No site www.conversandocomopediatra.com.br, da SBP, pais podem tirar suas dúvidas sobre andadores.






Nenhum comentário:

Postar um comentário