segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Uso excessivo de celular pode causar lesões


A Secretária de Estado de Saúde emitiu um alerta às pessoas que utilizam os smartphones com frequência.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ortopedia de Traumatologia do HC-FMUSP, revela que cada vez mais pessoas têm acessos a estes telefones, que se parecem com computadores. “Navegar na Internet nunca esteve tão à mão. Enviar mensagens, responder e-mails ficou mais rápido e fácil. É possível se comunicar com o mundo usando apenas o polegar, que também é o responsável por segurar o aparelho”.
De acordo com o ortopedista, Mateus Saito, o dedo acaba enfrentando um ritmo maior do que o normal, o que gera lesões.
“Para cada clique que o polegar realiza há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar microlesões no tendão extensor que se inflama”.
Ele também afirma que a articulação da base do polegar também se inflama com o excesso de atrito do movimento circular do dedo.
E ressalta que um estudo divulgado no Canadá revela que 84% de 140 universitários apresentavam alguma dor e a mais relatada foi a do polegar.
“O uso do navegador de internet aumenta em 2,21 vezes a chance de desenvolver dor no polegar quando comparado a usuários de celular sem internet”.
A utilização de bolsa de gelo e analgésicos tende a melhorar as inflamações causadas pelo uso dos smartphones.

COMO EVITAR?
O médico conta que as pessoas devem evitar longos períodos digitando e sempre realizar alongamentos periódicos para combater as lesões. Confira as dicas abaixo:
Uso consciente dos teclados dos celulares: veja se é necessária a comunicação imediata por mensagem. O uso de teclado e computador é sempre melhor.
Evite digitar com a mesma mão que segura o celular, ou apoie o celular.
Ative o sistema que “adivinha”o que você vai escrever
Em caso de necessidade do uso excessivo destes aparelhos, procurar profissionais que orientem nos exercícios que fortaleçam as mãos.
FONTE: fisioterapia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário