quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Nintendo Wii na Fisioterapia

Desde 2008, vem ocorrendo um interesse crescente e utilização cada vez maior de recursos de realidade virtual como ferramenta de habilitação e reabilitação de funções corporais de pacientes dos serviços de fisioterapia ou multiprofissionais
WII é um videogame da Nintendo quem tem sido apontado como um dos com mais funções terapêuticas. É atualmente incorporado aos recursos de reabilitação oferecidos pelos principais centros médicos de todo mundo.
O Wii exige que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Este novo sistema tem-se mostrado eficaz em diversas áreas da reabilitação apresentando progressos incontestáveis que, por meio de estímulos conseguidos pelo esforço para executar bem as ‘jogadas’, incentivam a atividade cerebral que induz adaptações positivas como: fortalecimento muscular, melhoria na capacidade de concentração, equilíbrio e coordenação motora e, conseqüentemente, uma recuperação gradativa/excelente/ótima da dinâmica de movimentos.
A wiireabilitação consiste na utilização do console da Nintendo para auxiliar na fisioterapia dos pacientes, pois para muitos ficar em uma sala fazendo as tradicionais seções de fisioterapia é cansativo, já com o console e diversos jogos o paciente une o útil ao agradável. Os pacientes tendem a se dedicar e se esforçar, pois todos querem vencer os jogos como em qualquer esporte.

Fonte: http://www.fisiogames.com.br
http://revistavirtus.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário