terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cuidando do Cuidador


Hoje durante uma atendimento, vendo o esforço de uma cuidadora me veio a mente um post sobre esse tema. Geralmente, filhas, mães ou esposas, são eles que acompanham o paciente em todo tratamento.

A definição de cuidador é muito discutida. É considerado cuidador o aquele responsável pelos cuidados ao paciente. Pode ser definido como o indivíduo que residia com o paciente e que atue no cuidado por mais de seis meses, ou ainda, como o principal responsável por prover ou coordenar os recursos requeridos pelo paciente.


"Cuidador pode ser ou não membro da família, que, com ou sem remuneração, cuida do paciente doente ou dependente no exercício das suas atividades diárias, tais como alimentação, higiene pessoal, medicação de rotina, acompanhamento aos serviços de saúde e demais serviços requeridos no cotidiano  excluindo-se procedimentos técnicos da área de saúde.


Esses cuidadores requerem também cuidados, são eles vítimas de sobrecarga de peso e movimentos repetitivos. E se a saúde destes se encontrar debilitada, como poderão auxiliar seus pacientes. Seguem alguns alongamentos rápidos e simples, mas de grande valia, para manter o corpo pronto para atividades do dia-a-dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário