domingo, 10 de fevereiro de 2013

As 5 fases da doença e do luto!

Tem se tornado cada vez mais comum encontrarmos pessoas com diagnósticos de doenças progressivas, incuráveis, com sequelas graves ou mesmo aquelas que sofrem com o luto ou perda de alguém querido. 
Eis então uma grande questão: Como lidar com essas pessoas, seus sentimentos e perspectivas?

Elizabeth Kubler-Ross, psiquiatra suíça, radicada nos EUA, ficou famosa mundialmente por seus escritos e trabalho com a terminalidade da vida. Em 1969, escreveu o seu livro mais importante e que causou grande impacto na área dos cuidados de saúde, On Death and Dying (Sobre a Morte e o Morrer), em que fala dos estágios pelos quais as pessoas passam quando estão na fase final de vida: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

É certo que não apenas as pessoas em fase terminais passam por esses estágios, quaisquer "anormalidades" em relação à saúde, podem gerar esses sentimentos. E o mais interessante é que não existe um tempo certo ou estimado para que o paciente permaneça em cada estágio. Há quem fique na fase de negação por meses, ou aqueles que barganham a todo tempo pela cura, já outros com uma incrível e surpreendente força, aceitam de frente a nova rotina.

Segue a descrição de cada um dos estágios para que possamos entender e apoiar, aqueles que amamos, cuidamos e atendemos.


  1. NEGAÇÃO: O paciente quando confrontado com a nova realidade, nega a verdade que lhe foi dita. Uma fase de choque inicial onde o paciente tende a negar a possibilidade do ocorrido, como uma forma de defesa. Comumente ele evita chorar ou manifestar de alguma forma a dor;
  2. RAIVA: Após o período de negação o paciente tende a questionar: POR QUÊ EU? Ele manifesta sua raiva colocando muitas vezes a culpa em outras pessoas, causando em muitos casos o sentimento de culpa naqueles que o cercam. E uma fase onde acima de tudo devemos escutar e tolerar o paciente;
  3. BARGANHA: Após o período de raiva o paciente começa a procurar formas de restabelecer a situação ou de aumentar os seu tempo de vida. Ele busca acordos, formas, dicas e orientação que possam melhorar seu estado. De forma geral os pacientes encontram escape na religiosidade, através de promessas, rezas e pactos que possam ajuda-los;
  4. DEPRESSÃO: Quando a doença já não mais pode ser negada, quando se revoltar contra os acontecimentos já não funciona mais e muitas vezes quando o paciente já está bem debilitado. Ele passa por uma fase de introspecção, onde procura o isolamento. A depressão pode aparecer de várias formas: em geral é caracterizada por uma sentimento de frustração, desesperança e amargura;
  5.  ACEITAÇÃO: É a fase onde o paciente "baixa as armas", muitos encaram como se a batalha tivesse acabado. Nessa fase a comunicação verbal muitas vezes se torna nula, o que não a faz ser pobre em sentimentos. É importante sempre manter-se perto do paciente para que o mesmo não se sinta abandonado. 
Para os pacientes que não estão em fase terminal, ou para aqueles que estão de luto a 5ª fase, é a fase do recomeço, onde ele entende a sua nova situação e busca forças para adaptar-se a ela. É quando ele percebe que nada pode ser feito pelo que ocorreu, mas muito se tem a fazer pelo por vir. Cabe a família e profissionais de saúde acompanhar o paciente com calma em cada uma das fases e proporcionar o melhor tratamento físico e psicológico a ele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário