quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Paralisia Cerebral - Parte IV

TÓPICOS A SEREM AVALIADOSO termo paralisia cerebral implica em alterações do movimento, mas a presença de outros distúrbios deve ser investigada e o sucesso do tratamento depende da abordagem correta de todos os problemas associados. Tais como: 
  • Retardo mental;
  • Epilepsia;
  • Alterações visuais;
  • Deficiências auditivas;
  • Dificuldade de alimentação;
  • Constipação Intestinal.
DEVOLUTIVA PARA OS PAISOs pais chegam para uma avaliação fisioterápica, vindos de muitos exames, muitos médicos e geralmente com muita ansiedade e expectativa. Eles deparam-se com situações novas que nunca imaginaram passar. É importante que sejam positivos e realistas.

O fisioterapeuta deve auxiliá-los a descobrir os aspectos positivos dos seus filhos e também a necessidade de sua participação no tratamento para que haja bons resultados.

Muitas duvidas poderão ser questionadas, mas a maior parte delas as respostas virão com mais facilidade no decorrer do tratamento, uma vez que "cada criança é uma criança", existe a capacidade de resposta do cérebro e a capacidade de adaptação exclusiva de cada paciente.

PROGRAMA DE TRATAMENTO


O programa de tratamento é feito de acordo com a criança. Nunca deve ser copiado, pois este deverá ser estabelecido de acordo com suas características, sua vida e em que fase se encontra, os aspectos à serem desenvolvidos, a freqüência de atendimento etc.

No principio do tratamento, aconselha-se serem tiradas fotos ou ser feito vídeo da criança, a fim de que possa acompanhar a evolução. As fotos ou vídeos devem registrar as principais posturas a serem avaliadas

O programa deve visar metas de curto e de longo prazos, sendo estas direcionadas para a qualidade dos movimentos, para a função e melhor controle postural nas diferentes posturas e movimentos. Dentro do programa, deve constar também as recomendações para a avaliação em outros setores se necessária; orientações para casa e escola; uso de equipamentos para posicionamento etc.

A freqüência no programa de fisioterapia depende das condições da criança e da família; mas o maior número de vezes por semana geralmente leva a melhores resultados.


ALTA DO FISIOTERAPEUTA



Pelo grande comprometimento motor, geralmente o paciente permanece longos períodos em tratamento. O objetivo é dar-lhe maior independência possível e integração dentro da sociedade produtiva.

Ao chegar numa fase de platô, quando sua evolução se torna estacionária, deve-se liberá-lo de terapia sistemática.

A alta do paciente portador de PC deve ser estudada com o paciente e a família, principalmente quando o paciente é adolescente ou adulto jovem, tendo terminado a fase de crescimento. 
Porém, esta não deve significar desligamento total do tratamento, pois há necessidade de revisões e orientações periódicas, uma vez que há tendência à retrações musculares, diminuição da mobilidade e mesmo das atividades funcionais. Se não houver uma manutenção adequada, pode-se, assim perder a mobilidade e função adquirida.


FONTE: wgate.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário