quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - Intoxicação e consequências


No dia 27 do mês passado, todos os meios de comunicação noticiavam a tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul: um incêndio em uma boate matou 236 jovens e centenas foram internados em decorrência desta fatalidade. Mas ao contrário de queimaduras, boa parte das lesões foi atribuída a asfixia por inalação da fumaça tóxica.
Função do sistema respiratório
Além da respiração pulmonar, pela absorção do oxigênio para funcionamento de todas as células corporais e eliminação do gás carbônico, os pulmões também ajudam a regular o nível de água e temperatura corporal, além de fazerem a manutenção do pH do organismo.
Monóxido de carbono
O monóxido de carbono que se forma a partir da queima de materiais, entra pelo pulmão e cai na corrente sanguínea, ocupando espaço nos glóbulos vermelhos onde deveria estar o oxigênio. Quando os glóbulos vermelhos ficam tomados por monóxido de carbono, não conseguem transportar oxigênio, o que provoca a morte.
Fumaça tóxica e quente
No caso de incêndios, a fumaça inalada é perigosa não apenas por carregar toxinas, como também por sua alta temperatura. A fumaça gerada pela combustão de produtos plásticos já é altamente tóxica. Mas, além disso, a alta temperatura dessa fumaça causa lesões na traqueia e nos brônquios, chegando até os alvéolos. Quando a fumaça muito quente é inalada, os brônquios da pessoa se fecham: sofre pela falta de ar e pode sentir dor, porque a traqueia tem nervos que dão sensação de dor e a combinação da inalação do monóxido de carbono com a lesão térmica leva ao óbito em poucos minutos.
Sequelas
Muitos pacientes que sobrevivem a tragédias como a ocorrida em Santa Maria recuperam-se completamente, pois o monóxido de carbono vai sendo liberado e há mínimas sequelas. Apenas em casos em que a oxigenação ficou baixa durante muito tempo pode haver sequelas neurológicas. Na lesão térmica e química, a longo prazo, a cicatrização pode levar a doenças crônicas, como ocorre com fumantes. Em casos mais sérios, pode haver limitação das atividades normais do paciente. Outra consequência grave de lesões térmicas é que as queimaduras nas vias respiratórias tiram a proteção natural dos tecidos e deixam a pessoa mais vulnerável a infecções. A destruição da camada interna dos brônquios e da traqueia favorece infecções e muitos morrem, mais tarde, em decorrência disto. As infecções são uma causa comum de morte entre queimados, seja o local exposto a pele ou o pulmão. Há também, entre os sobreviventes de incêndios, o acúmulo, dentro do pulmão, de partículas sólidas dos produtos em combustão, carregadas pela fumaça.
Trauma emocional
Depende da pessoa e do que ela vivenciou. Transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de ansiedade e depressão são comuns nesses casos.

FONTE: http://www.notisul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário